O Sebrae Rio realizou, na última quarta-feira, (06/04), a final da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor. O evento aconteceu no auditório da Casa do Comércio, no Rio de Janeiro. Sete gestores municipais receberam o título em nível estadual e vão concorrer ao prêmio em nível nacional, no mês de junho, em oito categorias: Sala do Empreendedor; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Desburocratização; Empreendedorismo na Escola; Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; e Compras Governamentais.
Dos sete prefeitos premiados pelo Sebrae Rio, seis são do interior do Estado: Bruno Boaretto, de Macuco; Vinicius Claussen, de Teresópolis; Gilberto Martins Esteves, de São José do Vale do Rio Preto; Eurico Pinheiro Bernardes Neto, de Paty do Alferes; Leonan Lopes Melhorance, de Cordeiro; e Severino Dias, de Vassouras.
Ao todo, foram 30 projetos finalistas na etapa estadual. O município de Macuco foi o grande premiado do dia, em duas categorias: Empreendedorismo na Escola e Governança Regional e Cooperação Intermunicipal.
O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, que recebeu o prêmio pela categoria Compras Governamentais, com o projeto ´Compre em Terê – Estímulo às compras locais´, comentou a iniciativa do Sebrae. “Receber esse prêmio mostra que investimos o dinheiro dos impostos corretamente. Uso as ferramentas que aprendi com o Sebrae no dia a dia da administração da cidade”, afirmou.
Com apenas 22 mil habitantes, o município de São José do Vale do Rio Preto também tem Prefeito Empreendedor. Com o projeto ´Facilitar para Empreender´, o prefeito Gilberto Martins Esteves passa a concorrer ao título em nível nacional pela categoria Desburocratização.
Axel Schmidt Grael, prefeito de Niterói recebeu o prêmio na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste, com o projeto ´Niterói Empreendedora: Uma Cidade de Oportunidades’.
O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, salientou a importância de investir nos pequenos negócios. “Os micros e pequenos negócios fazem o desenvolvimento econômico e social acontecer. São vocês, prefeitos, que por meio de políticas públicas fomentam esse setor e são responsáveis diretamente pela transformação do nosso estado. Que possamos trabalhar de mãos dadas para melhorar as condições das pequenas empresas que movimentam a economia e geram empregabilidade”, disse Antonio.
Só em 2021, os pequenos negócios foram responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho criadas e por 30% do PIB brasileiro.
Confira os vencedores da etapa estadual:
1º lugar – Categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste
Niterói: Prefeito Axel Schmidt Grael
1º lugar – Categoria Compras Governamentais
Teresópolis: Prefeito Vinicius Cardoso Claussen da Silva
1º lugar – Categoria Desburocratização
São José do Vale do Rio Preto: Prefeito Gilberto Martins Esteves
1º lugar – Categoria Empreendedorismo na Escola
Macuco: Prefeito Bruno Alves Boaretto
1º lugar – Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal
Macuco: Prefeito Bruno Alves Boaretto
1º lugar – Categoria Inovação e Sustentabilidade
Paty do Alferes: Prefeito Eurico Pinheiro Bernardes Neto
1º lugar – Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos
Vassouras: Prefeito Severino Ananias Dias Filho
1º lugar – Categoria Sala do Empreendedor
Cordeiro: Prefeito Leonan Lopes Melhorance
O estado possui apenas uma capital então é óbvio que terão mais prêmios para o interior