Estudantes das escolas municipais do Rio irão receber da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME-Rio), absorventes para irem à escola quando estiverem menstruadas. A medida intitulada “Livre para Estudar” foi anunciada nesta segunda-feira (11/04). A previsão é de que sejam distribuídos mais de 1,6 milhão de pacotes de absorventes, totalizando 12,8 milhões de unidades, e impactar 163 mil estudantes em 951 escolas.
A tem por objetivo reduzir a evasão escolar e garantir que ninguém deixe de ir à escola por não possuir absorventes durante o período de menstruação.
“as distribuições começaram no início do mês e, até maio, todas as unidades já terão recebido e distribuído o item. Além das meninas, alunos transexuais e não-binários também serão beneficiados pela política pública, que atende a todas as escolas do município que tenham crianças e adolescentes em idade menstrual, da 4ª série ao EJA”. diz a nota da SME-RIO
Em entrevista ao Jornal O Dia, o Secretário municipal de educação Antoine Lousão, disse ser injusto alunos faltarem as aulas por este motivo.
“não é justo que as alunas tenham suas vidas escolares comprometidas pela falta de um item tão básico. Se for preciso faltar às aulas cinco dias por mês, todos os meses, o comprometimento do aprendizado é grande ao final do ano letivo. É função do Poder Público corrigir essa injustiça”.
E os professores municipais, quando receberão aumento após tanto tempo?