O futebol é uma marca do carioca. O quarteto composto pelos maiores times da cidade não deixa mentir: Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama possuem fama internacional. O Instituto Rio21 analisou dados do Transfermarkt e disponibilizados pela Base dos Dados. Trata-se de um conjunto de informações a respeito de competições de futebol no mundo (nesse caso, do Campeonato Brasileiro), como o estádio em que o jogo ocorreu, o tamanho do público que assistiu à partida, o número de gols, dentre outras.
A análise se restringe ao cenário carioca e, mais especificamente, às partidas de futebol disputadas entre os quatro principais times da cidade entre 2017 e 2020. Um primeiro dado interessante diz respeito à média do tamanho do público presente nas partidas durante esse período:
Note que o número médio de pessoas que ia aos estádios entre 2017 e 2019 apresentou um crescimento bastante significativo, o que, na prática, pode significar um aumento gradual do interesse dos cariocas por futebol nesse intervalo de tempo. Esse aumento, no entanto, foi travado pela pandemia em 2020, que adiou uma série de jogos do campeonato e impossibilitou a ida aos estádios.
No que diz respeito aos locais onde a maioria das partidas ocorreram, temos a seguinte distribuição:
Em todos os anos, a maior parte dos jogos ocorreu no Estádio Jornalista Mário Filho (o famoso Maracanã) que deu lugar a 22 partidas. Depois dele, destaca-se o Estádio Olímpico Nilton Santos – o Engenhão, com 12 partidas, seguido de perto pelo São Januário, com 10 partidas.
Em relação aos gols nas partidas, o gráfico abaixo mostra o desempenho médio de cada time quando são mandantes:
Os dados apontam que, entre 2018 e 2020, o Flamengo apresentou as maiores médias de gols quando era mandante, exceto em 2020, quando fica atrás do Vasco e do Fluminense. Apesar do melhor desempenho do Flamengo, note, no caso em que os times são classificados como visitantes, que as médias de gols são menores na maioria dos casos:
Na prática, a análise dos dados mostra um cenário futebolístico carioca bastante competitivo, o que talvez seja um fator determinante para um aumento no número de pessoas que iam aos estádios no período. As médias de gols dos times são razoavelmente parecidas, com vantagens e desvantagens para os times ao longo do tempo.