A Operação Especial da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para os desfiles das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí, que vão acontecer de 20 a 24 de abril e no dia 30, vai contar com 3.072 agentes, sendo empregados 512 por dia. Do total do efetivo, 300 guardas municipais atuarão exclusivamente nas ações de trânsito, operando os bloqueios estabelecidos pela CET-Rio no entorno da Passarela do Samba e também para o deslocamento dos carros alegóricos, com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito.
A operação da GM-Rio terá início a partir das 18h de terça-feira, dia 19, com ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito. Além dessas ações, durante a operação as equipes da GM-Rio também atuarão na área externa e na área interna do Sambódromo para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões, além de prestar auxílio em situações emergências. No interior do Sambódromo, as equipes atuarão no entorno dos sete postos de saúde que serão montados no local e também no controle da área de dispersão.
Na área externa, o foco da atuação será em suporte aos bloqueios viários e também às ações dos fiscais da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) na fiscalização de desordens. Os guardas municipais ainda atuarão na coerção a delitos, promovendo ações de patrulhamento preventivo.
A operação contará ainda com emprego de 28 viaturas, um carro comando para dar suporte operacional aos agentes, 112 rádios HTs, utilizados para comunicação entre as equipes e 225 pistolas de eletrochoque. Também serão montadas duas bases operacionais, localizadas no Clube dos Servidores, na Cidade Nova, e na Escola Municipal Tia Ciata, na Praça Onze, que servirão para recepção, concentração e distribuição do efetivo e dos recursos empregados na operação.
Intendente Magalhães – A operação também contemplará o tradicional desfile (das séries Bronze e Prata) que acontecerá na Estrada Intendente Magalhães. O efetivo empregado será de 264 guardas municipais, sendo 44 por dia, empregados na operação e monitoramento do trânsito, operando os bloqueios viários determinados pela CET-Rio, e também com foco no ordenamento urbano e segurança dos foliões.
Prevenção no caso de crianças perdidas– A GM-Rio atuará em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) no programa “Folia Legal”, que atuará de forma preventiva na distribuição de pulseiras de identificação para crianças no entorno do Sambódromo. Ao todo serão disponibilizadas dez mil pulseiras de identificação – cinco mil da GM-Rio e cinco mil da SMAS/CMDCA – além de dez mil ventarolas educativas. A ação acontecerá de 20 a 24 de abril, de 14h a 21h, contando sempre com efetivo de quatro a cinco guardas municipais do Grupamento de Ronda Escolar (GRE). Os agentes do CMDCA também farão campanha de orientação e conscientização sobre violações aos direitos das crianças e adolescentes, como no caso de consumo de álcool, trabalho infantil e outros casos.
Reforço da fiscalização em outros pontos da cidade – Durante os dias de desfile, a GM-rio vai reforçar a fiscalização em outros pontos da cidade, na saída e entrada para o feriadão, como na Rodoviária Novo Rio e Aeroportos. Também haverá reforço na fiscalização da orla e áreas de lazer para diminuir impactos na mobilidade da cidade durante esses dias e também na prevenção a desordens e delitos.
Equipes da Subsecretaria de Operações da SEOP, também atuará no carnaval 2022 com foco no Sambódromo e na Estrada Intendente Magalhães, mas também com ações por todo o município em áreas como as praias, pontos turísticos, rodoviária, aeroportos e regiões com grande adensamento de público. Quarenta agentes da Controladoria de Controle Urbano (CCU) serão responsáveis por fiscalizar os 80 comerciantes ambulantes (pontos fixos) autorizados no entorno do Sambódromo para garantir a área livre de ambulantes ilegais e o bom funcionamento dos regulares.