Com autoria do diretor de teatro Antônio Carlos Bernardes, a publicação reúne mais de 500 fotos e ilustrações dos bastidores e espetáculos realizados pelo grupo teatral do CDCE, ou apenas Centro, como era conhecido. O Museu da República, que foi palco para as peças “O Tiro que mudou a História” e “Tiradentes”, será o local de lançamento, no dia 7 de maio, a partir das 15h30. O livro conta com introdução do diretor Aderbal Freire-Filho, orelha de Luiz Arthur Nunes e fotografias cedidas pelos atores e fotógrafos Guga Melgar, Claudia Ribeiro, Silvio Pozatto, entre outros.
Ao longo das quase 300 páginas em formato A4 e papel couché, o livro retrata cinco anos de atividades do grupo de teatro comandado pelo diretor e ator Aderbal Freire-Filho, que dirigiu espetáculos como A Mulher /carioca aos 22 Anos, Lampião Rei-Diabo do Brasil, Tiradentes, A Inconfidência no Rio, Turandot, O Tiro que Mudou a História, entre muitos outros. A publicação também traz projetos não realizados, espetáculos de outros diretores e de grupos como Galpão, Bando de Teatro Olodum, Abraxa (Itália), Odin (Dinamarca).
Entre mais de trinta atores integrantes retratados, temos Augusto Madeira, Cândido Damm, Orã Figueiredo, Duda Mamberti, Claudio Mendes, Gillray Coutinho, Malu Valle, Cláudio Marzo, Othon Bastos, Rogério Fróes, Jonas Bloch, Henri Pagnoncelli, Emiliano Queiroz, Domingos Oliveira e Chico Diaz. O autor do livro, Antonio Carlos Bernardes, foi diretor de produção e ator do CDCE, integrando o grupo que iniciou em 1989, no Teatro Gláucio Gil, e terminou em 1994, no Teatro Carlos Gomes.