Software da Cedae que identifica perda de distribuição de água concorre a prêmio de tecnologia

O CIO Brasil Gov 2022, que dá visibilidade às soluções de eficiência tecnológica implantadas em empresas, acontece entre os dias 11 e 15 de maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio da Cedae no Centro do Rio - Foto: Divulgação

A Cedae está concorrendo ao prêmio “Case de Sucesso” no evento CIO Brasil Gov 2022, que dá visibilidade às soluções de eficiência tecnológica implantadas em empresas. A Companhia marca presença aplicação do SUPERA (Sistema Único de Controle de Perdas Reais e Aparentes), um software personalizado capaz de analisar diferentes dados que possibilitam identificar perdas na produção e distribuição de água. O evento acontece entre os dias 11 e 15 de maio, em Florianópolis.

Com investimento de R$ 18 milhões, o SUPERA foi implementado, em 2016, com a integração do software aos sistemas da Cedae. Ele utiliza recursos de IoT (Internet das Coisas) e aplicação de algoritmos para detectar irregularidades de consumo, quedas de faturamento, ocorrências de vazamentos na rede de distribuição, entre outras funcionalidades. As informações são apresentadas em um painel interativo georreferenciado, que permite a análise remota e em tempo real das ferramentas oferecidas, além de armazenar dados para a construção de relatórios de acompanhamento.

O SUPERA ainda apresenta dados referentes à pressão da rede, ao consumo de energia dos sistemas da Cedae e à medição do volume de água produzido e distribuído. Essas informações garantem mais agilidade na tomada de decisões em caso de alterações dos parâmetros, gerando impacto direto na economia de insumos, de energia elétrica e de volume de água captado dos mananciais para tratamento.

A Cedae disputa com projetos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Software da Cedae que identifica perda de distribuição de água concorre a prêmio de tecnologia

1 COMENTÁRIO

  1. Não entendi! CEDAE!? Esta não é aquela empresa que precisava ser vendida a qualquer custo? E foi.
    Talvez um aplicativo baseado em Internet das Coisas possa ser útil a AGUAS DO RIO, que não entende da Coisa e está até hoje tentando fazer (da forma errada) com que os pagantes transfiram os débitos automáticos da CEDAE para a Água das Coisas . . . ou melhor, do Rio.
    Até porque esta joint venture que ganhou (põe ganhou nisso) o leilão da CEDAE deve ter uma folha extensa de pagamentos por fazer.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui