Os carnavalescos da Grande Rio, campeã do Carnaval carioca, Leonardo Augusto Bora e Gabriel Haddad, serão homenageados pela Câmara de Vereadores do Rio com o conjunto de medalhas Mérito Pedro Ernesto, a maior honraria da Casa. A iniciativa é do vereador Átila Nunes (PSD) e foi aprovada por unanimidade, na última terça-feira, (10/05).
A escola de Duque de Caxias venceu o Carnaval com o enredo sobre Exu, contribuindo para a luta ao preconceito religioso ao desconstruir a imagem estereotipada dos orixás, cultuado por religiões afro-brasileiras. Os carnavalescos receberão a medalha numa cerimônia marcada para o dia 02 de junho.
O vereador Átila Nunes falou que os dois carnavalescos são importantes para o Rio e para a quebra de preconceitos. “O desfile histórico na Marquês de Sapucaí contribuiu para desmistificar o preconceito, incentivando um movimento de romper o desconhecimento e ignorância, que levam, em muitos casos, à intolerância religiosa”, afirma Nunes.
Gabriel Haddad trabalha na arte do Carnaval desde 2008, realizou defesas e justificativas de enredo, fantasias e alegorias para a Estação Primeira de Mangueira. Mas, sua história com o Carnaval é extensa. Gabriel já trabalhou com a Imperatriz Leopoldinense, Intendente Magalhães, Alegria da Zona Sul, Mocidade Unida do Santa Marta, Unidos do Viradouro, Portela, Acadêmicos da Grande Rio e muitas outras escolas.
E desde 2020, Gabriel e seu grande companheiro de trabalho, Leonardo Bora, estrearam no Grupo Especial com a Acadêmicos do Grande Rio. Leonardo faz parte da novíssima geração de Carnavalescos, entretanto, seu contato com as escolas de samba é antigo, desde 2008 o rapaz samba pela Avenida. Leonardo, assim como Gabriel, também passou por muitas escolas, como Intendente Magalhães, Mocidade Unida do Santa Marta, Sossego, entre muitas outras.
Por cada escola de samba do Rio, cada enredo e melodia há um pouco de Leonardo Bora e Gabriel Haddad.