O Instituto Rio21, em parceria com o DIÁRIO DO RIO, realizou uma pesquisa para conhecer os hábitos de consumo dos cariocas. Foram coletadas uma série de informações, inclusive sobre o volume de compras pela internet, a preferência por lojas físicas ou online e o tipo de pagamento mais utilizados pelos moradores da cidade do Rio.
Na pesquisa, os cariocas foram perguntados sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na renda familiar – no caso, se ela havia aumentado, diminuído ou se mantido a mesma do período pré-pandemia. A maioria dos respondentes (44%) afirmou que a renda se manteve a mesma, mas uma parcela bastante significativa (39%) indicou que a renda familiar diminuiu:
Mesmo entre aqueles que afirmaram que a renda familiar diminuiu, compartilha-se da opinião de que houve um aumento no volume de compras online durante a pandemia – o que pode ter sido motivado, claro, pela necessidade de distanciamento social:
Ainda assim, a maioria dos cariocas que participaram da pesquisa disse preferir lojas físicas na hora de realizar compras. O que indica que o volume de compras em lojas desse tipo pode apresentar algum nível de crescimento:
Em relação à forma de pagamento, houve um empate entre aqueles que preferem realizar compras pagando no cartão de débito e aqueles que optam, de forma geral, por parcelar no crédito – cada um representa 30,3% das respostas registradas. Poucos cariocas preferem pagar no dinheiro (5,7%) ou no Pix (3,6%).
A pesquisa contou com uma amostra de 568 respostas, todas coletadas de forma online entre os dias 26 de abril e 4 de maio. O link do questionário foi divulgado por e-mail e nas redes sociais do Diário do Rio e do Instituto Rio21, bem como em matérias publicadas pelo Instituto Rio21 neste jornal.
O DIÁRIO DO RIO e o Instituto Rio21 divulgarão mais resultados do levantamento ao longo dos próximos dias.
“Economia a gente vê depois…”