O Governo do Estado do Rio de Janeiro irá atrasar a implantação de câmeras nos uniformes dos agentes da Polícia Militar. Segundo o Poder Público, a empresa responsável não conseguiu cumprir o prazo de entrega dos equipamentos por “problemas operacionais”.
O uso das câmeras estava previsto para começar na próxima segunda (16/05). O governo não deu um novo prazo para a instalação dos equipamentos, mas informou que a empresa responsável pelo fornecimento pediu mais 20 dias para fazer a entrega.
Inicialmente, o governo do estado disse que a companhia deve ser multada pela demora. Entretanto, depois afirmou que a penalidade inicial será uma notificação sem multa.
A expectativa era de que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as oito mil câmeras até o final do primeiro semestre deste ano.
A instalação faz parte do “Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública e Defesa Civil”, e busca fiscalizar a atuação dos agentes.
A lei para que o uniforme policial no RJ tenha câmera foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) em junho do ano passado, mas já existe uma lei, promulgada há 12 anos, que obrigava o uso de câmeras em carros da polícia. Na prática, a regra não era cumprida.
No réveillon, o equipamento foi testado por policiais que atuaram em Copacabana, na Zona Sul. Ao todo, 160 equipamentos fizeram o registro de atividades e abordagens.