Ir ao cinema é uma atividade apreciada por muitos – desde os cinéfilos e especialistas até os mais leigos. O Instituto Rio21 analisou dados disponibilizados pela ANCINE sobre as bilheterias de cinema. A análise leva em consideração dados da cidade do Rio de Janeiro entre janeiro de 2014 e março de 2020, quando os cinemas foram obrigados a fechar em decorrência da pandemia.
O filme campeão de bilheteria – ou seja, aquele que mais cariocas assistiram – foi Vingadores: Endgame, que, inclusive, divide o top 5 com outro filme da Marvel e da mesma franquia, o filme Vingadores: Guerra Infinita. O Live Action de Rei Leão, de 2019, também está bem posicionado no ranking:
Se os cinemas já são muito procurados em dias normais, a busca é ainda maior em algumas datas comemorativas. O Dia dos Namorados, por exemplo, é uma delas.
Um fato interessante apontado pelos dados, no entanto, é que a procura por cinemas foi maior no dia 14/02 de cada ano, ao invés do dia 12/06. Ocorre que no dia 14 de fevereiro é comemorado o Valentine’s Day em alguns países, equivalente ao nosso Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho. Coincidência ou não, o fato é que o público que foi aos cinemas no Rio no dia 14/02 entre 2014 e 2019* somou mais que o dobro do público que foi no dia 12/06 desses anos:
O filme mais visto no dia em que se comemora o Valentine’s Day foi Deadpool, um filme de 2016. O segundo filme da lista foi Cinquenta Tons de Cinza, que estreou nos cinemas em 2015:
No caso da data oficial em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, 12/06, o filme com maior público foi Paddington, de 2014:
A análise dos dados mostrou que, curiosamente, os cinemas são mais procurados na data em que se comemora, fora do Brasil, o Valentine’s Day. Ao que parece, o cinema não é um programa tão chamativo no Dia dos Namorados nacional. Podemos especular até mesmo que os filmes que estreiam em junho chamam menos atenção do público em comparação àqueles que estreiam em fevereiro, o que ajudaria a explicar a presença menor dos espectadores nessas datas.
*Nesse caso, consideramos apenas os dados até 2019 para manter a comparação entre as duas datas. Como os cinemas fecharam a partir de março de 2020, não há registro de 12/06 para aquele ano.