No último sábado, (28/05), o Governo do Estado anunciou dois grandes projetos no Centro-Sul fluminense, sendo eles: as obras de construção do Parque Linear e para inauguração de um novo hospital. Na ocasião, o governador Cláudio Castro esteve presente e destacou a importância das parcerias do Governo do Estado com as prefeituras para ampliar os serviços públicos nos municípios e garantir mais qualidade de vida para a população.
Com o Parque Linear, os moradores de Mendes passarão a contar com um espaço com áreas de lazer, entretenimento e para práticas de atividades físicas. A urbanização do Parque, que compreende um trecho de 400 metros do rio Sacra Família e área aproximada de quatro metros quadrados, tem ainda como objetivo ocupar a área de Faixa Marginal de Proteção mitigando a ocupação irregular e promovendo a qualidade de vida da população. Com expectativa de duração de 10 meses, a obra está orçada em R$ 4,4 milhões.
Para a moradora do bairro onde será construído o Parque Linear, Diane Felicia, 44 anos, a obra vai trazer mais lazer para a população e incentivar o turismo na cidade. “Vamos ter mais opções de lazer, teremos mais eventos aqui e sem contar que vamos ter mais atrativos para o turista. O nosso hino já diz que somos acolhedores e os visitantes vão conhecer mais o nosso lado hospitaleiro”, pontou a moradora.
O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito, falou que o equipamento público vai garantir mais convívio dos moradores de Mendes com a natureza. “Essa urbanização de quatro mil metros quadrados vai gerar uma área de convivência com a natureza e prática esportiva para toda a população”, afirmou o secretário.
Nova unidade de Saúde
A construção do novo hospital em Mendes é fruto de uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado. A unidade será instalada na Estrada RJ 127, no km 30. Com investimento de R$ 19,8 milhões do Estado do Rio, o futuro complexo hospitalar tem uma área de construção de 6 mil metros quadrados.
O projeto prevê também a criação de uma maternidade.
Ao todo, serão construídos 72 leitos, sendo 10 de UTI, 20 de emergência e suporte neonatal, quatro leitos de maternidade, quatro leitos de enfermaria pediátrica, dois leitos para atendimento à mulher grávida ou puérpera, seis leitos cirúrgicos e 26 leitos de enfermaria.
A unidade vai oferecer também cirurgias de médio porte, além de especialidades que hoje não são encontradas no município, gerando assim, futuramente, uma redução de gastos aos cofres públicos.