No dia 1º de junho é comemorado o Dia da Imprensa, fazendo jus à importância do papel dos veículos de comunicação nas democracias. O Instituto Rio21 analisou dados do Atlas da Notícia, que faz um mapeamento do jornalismo no Brasil. Foram coletados dados para a cidade do Rio de Janeiro até a última atualização do site, em 21 de fevereiro de 2022.
O Atlas da Notícia tem registro de 283 veículos na cidade, dentre os quais mais da metade possuem veiculação pela internet:
Poucos veículos possuem periodicidade diária. Na verdade, a maior parte tem periodicidade classificada como “Outra”, o que sugere que a constância das publicações dos veículos cariocas não apresenta padrões muito bem definidos:
Além disso, somente 28 entre todos os veículos registrados apontam a quantidade de colaboradores em seus quadros. Um quarto deles conta com no máximo 5 funcionários. Outra informação interessante é que pouco mais de 14% são compostos por um único colaborador:
Nota-se que a veiculação de notícias no contexto da cidade do Rio é bastante ativa, em especial no ambiente online. Isso é fundamental para que os cariocas tenham acesso ao máximo possível de informações através de fontes variadas, o que é muito importante no processo de formação de opinião e na manutenção da liberdade de expressão. Nesse contexto, o Diário do Rio desempenha um papel extremamente importante. Afinal, é o maior veículo de comunicação focado nas notícias do Rio de Janeiro.
nesses tempo bicudos de leitura zip-zap no smartphone, creio que muitos poucos tenha disposição para leitura. eu mesmo prefiro noticiários e podcasts no youtube, com assuntos resumidos e direto ao ponto. vc baixa e assiste depois, se necessário.