O Comitê Científico da Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, determinou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras na pontos da cidade, sendo eles em: escolas públicas e privadas e no transporte público da cidade.
O Comitê alega que a decisão foi tomada após o crescimento do número de casos relacionados a síndromes respiratórias agudas graves. Também foi recomendado o uso do equipamento em espaços fechados.
O prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, afirma que apesar dos números de casos confirmados de covid serem baixos, a pandemia ainda não acabou, mas a preocupação da região é com agravamento de doenças respiratórias pela Covid-19. “Neste momento, a preocupação está voltada para as síndromes respiratórias que podem impactar nas portas de urgência e emergência do município, por isso o uso de máscaras é fundamental”, explica Bomtempo.
“Além disso, é de extrema importância que as pessoas se vacinem, tanto contra a influenza quanto a covid-19, pois já está provado que foi graças a vacinação que se tornaram raros os casos de agravamento da doença”, completa.
Um levantamento realizado pela Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde revela que mais de 98% do público alvo da vacina contra a covid-19 já tomaram a primeira dose e 91% receberam a segunda. No caso da influenza, apesar da campanha ter iniciado em 4 de abril, até a última quarta-feira, (01/06), apenas 56% dos idosos foram imunizados com a vacina contra a gripe, assim como pouco mais de 27% das crianças menores de cinco anos. Totalizando todo o grupo prioritário, 40,04% foram imunizados contra a influenza.