Este domingo (05/06) marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em meio às comemorações à simbólica data, a Prefeitura do Rio de Janeiro implantará, de segunda (06/06) a sexta-feira (10/06), em caráter experimental, uma ciclofaixa na região central da cidade ligando a Praça da República à Avenida Rio Branco, passando pelas ruas dos Inválidos, Senado e Lavradio e avenidas República do Chile e Almirante Barroso. A operação se dará nos 5 dias das 07h às 19h.
Vale ressaltar que, para a implantação da ciclofaixa, as vias citadas anteriormente sofrerão interdições. Confira.
- Praça da República – Pista da esquerda, no trecho entre a Rua da Constituição e a Rua Visconde do Rio Branco;
- Rua dos Inválidos – Entre a Rua do Senado e a Rua Visconde do Rio Branco;
- Rua do Senado – Uma faixa junto ao lado direito da via, no trecho entre a Rua do Lavradio e a Rua dos Inválidos;
- Rua do Lavradio – Pista da direita, sendo uma faixa junto ao lado direito da via, no trecho entre Avenida República do Chile e a Rua do Senado;
- Avenida República do Chile – Sentido Castelo, sendo uma faixa junto ao canteiro central, entre a Rua do Lavradio e a Rua Senador Dantas;
- Avenida Almirante Barroso – Sentido Castelo, sendo uma faixa junto ao canteiro central, no trecho entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco.
A intervenção temporária visa promover a conscientização, o engajamento e a experimentação dos benefícios da utilização das vias por ciclistas e incentivar o uso da bicicleta como modo de transporte sustentável.
Ademais, também será um teste para a implantação futura de parte da conexão entre a Tijuca e o Centro, bastante solicitada por usuários e técnicos nas oficinas do Plano de Expansão Cicloviária. Além da operação, serão feitas contagens de bicicletas e análise do impacto no trânsito para embasar o projeto definitivo.
A ciclofaixa experimental integra o Distrito de Baixa Emissão do Centro, com o objetivo de diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Entre as ações previstas estão o incentivo ao uso da bicicleta nos deslocamentos e nas atividades de logística, a melhoria dos espaços públicos através de requalificações sustentáveis com foco nos pedestres e ciclistas e o incentivo aos modos de transportes não poluentes.
Excelente notícia! Ficaria mais interessante ainda se construíssem uma as margens da avenida Brasil ligando zona norte ao centro do Rio.