Já imaginou um 2º turno no Rio de Janeiro para governador e ter de escolher entre o Bispo Marcelo Crivella (PRB) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR), nem nos seus piores pesadelos, certo? Pois é, é o que mostra a pesquisa IBOPE realizada entre os dias 13 e 17 de novembro com 1008 entrevistas.
A pesquisa também mostra a péssima situação do candidato do governo, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com apenas 4% dos votos, empatado com Bernardinho (PSDB), na frente apenas de Miro Teixeira (PROS) e Sandro Matos (PDT).
Brancos e Nulos na liderança
Mas o carioca não quer saber de votar em nenhum dos 9 candidatos apresentados, o verdadeiro líder da pesquisa são os votos brancos e nulos, com o número incrível de 27%. Sem contar 10% que não sabem, um número altíssimo. De acordo com o presidente do Ibope Carlos Augusto Montenegro, a porcentagem de votos brancos, nulos e de indecisos nesta época do ano, em comparação com a eleição de 2010, é assustadora.
Veja como ficou a colocação de cada um
- Marcelo Crivella (PRB) – 16%
- Anthony Garotinho (PR) – 13%
- Lindbergh Farias (PT) – 11%
- Jandira Feghali (PCdoB)- 6%
- Cesar Maia (DEM) – 5%
- Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 4%
- Bernardinho (PSDB) – 4%
- Miro Teixeira (PROS) – 2%,
- Sandro Matos (PDT) – 1%.
Os votos brancos e nulos somam 27% das respostas, e 10% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.
Já sem Garotinho os brancos e nulos subiriam para 36%, Crivella vai a 27%, contra 17% de Lindbergh e 7% de Pezão.
2º turno elegeria Marcelo Crivella
O antigo Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella, em caso de um 2º turno serie eleito governador do Rio de Janeiro seja qual for o cenário
- Crivella – 34%
- Lindbergh – 23%
Isso dificulta bastante a vida do senador do PT que queria o apoio de Crivella logo no 1º turno, com essa dianteira Crivella apenas solidifica sua candidatura.
- Crivella – 33%
- Garotinho – 20%
O interessante é que nessa disputa 47% dos cariocas se absteriam!
- Crivella – 38%
- Pezão – 12%
Esse caso então metade dos cariocas não votaria em nenhum dos dois candidatos! E se a disputa fosse entre Garotinho e Lindbergh o número de cariocas seria de 49%:
- Lindbergh – 29%
- Garotinho – 22%
Maioria dos fluminenses rejeitam os candidatos
Se a eleição fosse em quem não votaria quase todos os principais candidatos, nenhum tem menos de 40% de rejeição. A pior situação é de Pezão, que apesar de desconhecido tem a rejeição de 60%, a de Cesar Maia também não é boa, 73% o rejeitam. Veja a lista:
- Cesar Maia- 73%
- Garotinho – 61%;
- Pezão – 60%
- Lindbergh – 49%
- Crivella – 40%