O Corpo de Bombeiros do Rio (CBMERJ) participa neste fim de semana do III Desafio Estadual de Salvamento Veicular, que simula os acidentes e primeiros-socorros aos feridos. O objetivo do evento é buscar aprimorar o serviço operacional de resgate em um país em que, segundo o DATASUS, registra mais de 30 mil mortes em acidentes de trânsito por ano. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.
Segundo dados do Sistema de Gestão, no ano passado foram cerca de 56 mil registros de colisões, atropelamentos, quedas de veículos e capotagens. Neste ano, nos primeiros cinco meses, já houveram mais de 23 mil ocorrências.
Avaliando habilidades e competências exercidas pelos comandantes das ocorrências, critérios como planejamento das ações, liderança do grupo e comunicação eficiente, as seletivas acontecem, desde o âmbito regional até o internacional, para aprimorar as práticas de resgate de vítimas presas as ferragens.
O evento gratuito e aberto ao público será realizado nos dias 11 e 12 de junho, das 8h às 18h, no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6.555, Jacarepaguá). A estimativa é que 120 bombeiros participem. A disputa na fase final definirá os representantes brasileiros no desafio mundial.
A competição é feita com provas de tempo máximo de trinta minutos, de maneira segura. A organização projeta cenários complexos para as equipes fazerem os resgates das vítimas. São avaliados habilidades e competências exercidas pelos comandantes das ocorrências, levando em consideração o planejamento das ações, liderança do grupo e comunicação entre eles. Ao final, são apontados os aspectos de cada equipe e um relatório entregue aos militares.
Atualmente o Corpo de Bombeiros do Rio segue as orientações internacionais de Salvamento Veicular. Este ano foi atualizado o Protocolo Operacional Padrão (POP), que serve como base de atuação para ocorrências com vítimas.