O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio (INEPAC) aprovou o projeto de restauração e reforma do Cine Icaraí, que fica em Niterói, na Região Metropolitana. A licitação deve ocorrer ainda no início do segundo semestre deste ano.As obras custarão em torno de R$ 45 milhões.
O cinema está fechado desde 2006 e o prédio, construído na década de 40, em estilo art-déco, vinha se deteriorando.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, usou as redes sociais para comemorar a reforma.
“Mais um passo foi dado para que seja realizada a restauração do nosso Cinema Icaraí. Estamos trabalhando em pareceria com a Universidade Federal Fluminense para dar continuidade à tão esperada revitalização do Cinema Icaraí”.
O prédio foi inaugurado em 1945, em estilo art-déco, era considerado um dos últimos cinemas de rua de Niterói. O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, desde 2008.
A única preocupação está no valor empreendido. Com R$ 45.000.000,00 construiríamos uma nova unidade cultural multiuso. É claro que queremos o Cine Icaraí como equipamento funcional e histórico preservado. O problema são os valores empregados. Me causa espécie que tenhamos um número tão vultuoso… Alô TCE!!! Estamos de olho!
Que boa notícia! Espero que o projeto seja efetivado a contento, e a comunidade niteroiense possa em breve usufruir deste local de cultura que relembra, por sua história, tempos mais otimistas em relação ao nosso sofrido Estado do Rio de Janeiro!