O Instituto Rio21 analisou dados do Registro de Servidores Públicos do Executivo Federal, disponibilizados pelo Portal da Transparência e acessados através da Base dos Dados. As informações analisadas dizem respeito aos servidores federais que atuaram no estado do Rio de Janeiro em todo o ano de 2020 e tratam de aspectos como o cargo de cada servidor, a jornada de trabalho e até mesmo o órgão no qual ele está lotado.
Mais de 10% dos servidores públicos federais que atuaram no estado do Rio em 2020 trabalharam como professores do Ensino Superior. Nas faixas próximas dos 5% havia auxiliares de enfermagem, médicos e professores do Ensino Básico. Na prática, as maiores faixas se dividiam entre trabalhadores da área da Educação e da área da Saúde:
De fato, isso se confirma pelos órgãos nos quais os profissionais estavam lotados. Mais de 20% estavam ligados à UFRJ, uma das maiores e mais importantes universidades do país, e um percentual um pouco menor estava ligado ao Ministério da Saúde. Note que também havia servidores ligados ao Ministério da Economia:
Com relação à jornada de trabalho, a grande maioria dos servidores trabalhou em regime de 40 horas semanais:
Os servidores públicos federais que atuaram no estado do Rio em 2020 se dividiam, principalmente, entre as áreas da Educação e da Saúde, padrão que fica ainda mais claro quando vemos os órgãos em que estavam lotados. Essas são áreas fundamentais do cotidiano da população, o que explica a necessidade de um maior quantitativo de profissionais.