Atualmente tomar uma cerveja faz parte do cotidiano de muitos cariocas, seja no churrasco de domingo, para comemorar, reunir os amigos ou até mesmo curtir um happy hour após o trabalho. A bebida carrega em sua história uma parte do Rio de Janeiro. Isso porque, foi o estado que produziu a primeira cervejaria do Brasil, e assim, fez com que a bebia se popularizasse e caísse no gosto do brasileiro.
A primeira cervejaria imperial do Brasil foi a Bohemia, que surgiu na cidade de Petrópolis em 1853, sendo produzidas em garrafas. Com o sucesso, outras marcas foram criadas como Brahma e Antártica. Vale ressaltar que hoje, segundo recente pesquisa realizada por Credit Suisse em conjunto com Euromonitor e Statista, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países amantes da cerveja consumindo mensalmente cerca de seis litros, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.
A cerveja chegou ao Brasil em meados de 1654 quando os holandeses desembarcaram com suas companhias na cidade de Recife com algumas amostras da bebida, a receita e o material necessário para prepará-la. O intuito era fazer o nordeste como pioneiro da produção de cervejas, entretanto, os holandeses foram embora do Brasil e levaram com eles todas as bebidas produzidas.
Foi somente em 1808 que a cerveja voltou ao Brasil, com a chegada da família real portuguesa em solo carioca. Dessa vez, a bebida era importada por ingleses, tendo em vista que Portugal e Inglaterra eram aliados na época. Com o domínio de vendas, o custo para o consumo era altamente elevado fazendo com que a cerveja se tornasse inviável para a população. A partir deste momento, foi autorizado a abertura dos portões e a produção alemã passou a ser comercializada por aqui.
O liquido com o gosto mais leve produzido pela Alemanha caiu nas graças do carioca, mas a importação ainda era complicada, pois as cervejas chegavam em barris, os valores ainda eram altos e os materiais para sua fabricação, como a cevada e lúpulo também eram difíceis de se encontrar.
Foi no ano de 1853 que o alemão Henrique Leiden chegou à cidade de Petrópolis e finalmente introduziu a indústria da cervejaria no Brasil, fundando, portanto, a sua primeira fábrica de cervejas. Após dez anos, a empresa passou para as mãos de Hernique Kremer, responsável por popularizar a bebida que passou então a ser comercializada em garrafas, com preços mais acessíveis ao público.
O negócio passou a se tornar tradição de família com o seu neto assumindo a fábrica e a modernizando por completo. Desde então, a cerveja é uma das principais paixões não só do carioca, mas de todo o Brasil sendo facilmente encontrada em bares e lojas com diferentes marcas nacionais e internacionais. Mas tudo começou no Rio de Janeiro.
OLá, Sérgio, esse assunto muito me interessa também. Sabe-se que a primeira cervejaria no Brasil foi criada em 1853, curiosamente o ano que se formou oficialmente o meu estado, o Paraná.
Você tem a data da fundação da Bohemia em Petrópolis no ano de 1853?
Fiquei curioso para saber como que um “fato” se torna ultrapassado. Enfim…
Me dedico a pesquisar a história da cerveja no Brasil e posso afirmar que essas informações estão ultrapassadas.
Dê uma olhada no meu blog para informações mais atualizadas sobre o tema.
Realmente não me dedico a pesquisas na internet, blogs, redes sociais, etc. Tanto que não tenho nem quero ter Facebook, Instagram, You tube, só tenho WhatsApp e olhe lá, mas adoro história.
De forma que, fiquei bastante curioso quanto a verdadeira história das cervejas e cervejarias nacionais!