A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) afirma que 2 milhões de pessoas no Rio ainda não tomaram nenhuma dose contra o Covid-19. E 1,5 milhão teriam recebido a primeira dose e nunca mais voltaram aos postos.
Dados SES-RJ
Sem a 4ª dose ou 2º reforço: 6 milhões de pessoas
Sem a 2ª dose: 1,5 milhão de pessoas
Sem dose nenhuma: 2 milhões de pessoas
Nos dias 9 e 10 de junho outro levantamento feito pela Secretaria de Saúde revelou que 59% das pessoas internados com Covid não estariam com o esquema vacinal completo.
O secretário Alexandre Chieppe reforçou a importância da imunização para os especialistas da secretaria. “A circulação agora dessa variante ômicron, nessa nova onda de transmissão, reforça a importância do esquema vacinal completo. Portanto, o alerta é de que as pessoas voltem aos postos de vacinação para completar o esquema vacinal contra a Covid. Essa é a principal forma de se proteger contra as formas graves da doença”, alegou, apesar de alguns cientistas argumentarem que a variante ômicron é praticamente inofensiva e não seria detida pela imunização vacinal.
Na capital, até a noite de quarta-feira (22), na rede SUS:
Internados: 156 pessoas
Fila de espera por leito: 29 pessoas
80% dos internados não teriam completado o esquema vacinal segundo os critérios da Secretaria
Pessoas com 40 anos ou mais já podem tomar a quarta dose. Mas, segundo a SES-RJ, 6 milhões de fluminenses ainda não procuraram as unidades de saúde para concluir a imunização.