Nesta segunda-feira, (27/06), a Secretaria Municipal de Saúde informa que 70% da população carioca, com 18 anos ou mais, tomaram a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Crianças com 12 anos ou mais, que tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos quatro meses, podem e devem receber a dose de reforço.
Já pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores de saúde com 18 anos ou mais, que tomaram o primeiro reforço há pelo menos quatro meses, devem tomar a segunda dose de reforço.
As unidades seguem aplicando a primeira e segunda dose da vacina, considerando o intervalo a partir da data da primeira aplicação.
Observações:
É possível antecipar a primeira dose de reforço até o intervalo mínimo de três meses em casos de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais.
Pessoas imunocomprometidas (indivíduos cujo sistema imune não funciona como deveria) com 12 anos ou mais devem tomar uma terceira dose (dose adicional) oito semanas após a segunda dose, sendo o intervalo de oito semanas (mínimo de quatro semanas), e, em seguida, uma dose de reforço com intervalo de quatro meses após a dose adicional (D1, D2, D3 + R1). É necessário apresentar comprovação.
Pessoas com 18 anos ou mais imunocomprometidas que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma adicional) devem tomar o primeiro reforço com intervalo de quatro meses da dose adicional e o segundo reforço com mais quatro meses de intervalo (D1, D2, D3, R1 e R2). É necessário apresentar comprovação.
Gestantes ou puérperas devem tomar a Pfizer para dose de reforço. Caso este imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac.
Devem procurar os postos para teste pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato e/ou paladar.
Mais informações: https://coronavirus.rio/vacina/