Mutirão de Limpeza da Lagoa de Jacarepaguá retira mais de 420 kg de lixo

A ação é resultado de uma parceria, entre a concessionária Iguá e a SOS Lagoas, com o objetivo de revitalizar o complexo lagunar da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Record TV

A concessionária Iguá, em parceria com a SOS Lagoas, promoveu neste domingo (3), o evento Mutirão de Limpeza na Lagoa de Jacarepaguá, na Ilha de Bompeba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na ação, que contou com a participação de 15 pescadores, foram removidos 420 kg de lixo e outros resíduos das margens da ilha. O Mutirão tem como objetivo a revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, além de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental.

Os resíduos retirados da Ilha de Bompeb foram destinados a uma cooperativa de reciclagem, sendo que 281 kg de detritos foram enviados para a reciclagem. A ação permitiu que mais de 60% dos plásticos, que antes poluíam as margens da Ilha, tivessem um destino diferente. Durante o evento, os pescadores também assistiram a uma apresentação sobre a destinação do lixo e as formas de aproveitamento dele.

A gerente de Responsabilidade Social da Iguá no Rio de Janeiro, Zilma Ferreira, ressaltou que é de grande importância que pescadores e moradores da região se engajem no combate contra a degradação ambiental local.

“O serviço de saneamento básico depende não só de um trabalho conjunto com outros agentes públicos, mas também do compromisso da população com a preservação ambiental. Isso inclui o uso consciente da água e da ligação das casas às redes de coleta disponíveis. Por este motivo, a Iguá promove ações socioambientais como essa, de conscientização e educação para implementar a cultura do saneamento, mostrando sua relação direta com a saúde e a qualidade de vida”, explicou Zilma Ferreira.

O Mutirão de Limpeza na Lagoa de Jacarepaguá faz parte das ações socioambientais desenvolvidas e aplicadas pela Iguá na revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. As ações são uma contrapartida ambiental da concessionária previstas no Contrato de Concessão. A Iguá fará investimentos de R$ 250 milhões na revitalização ambiental do Complexo.

Mais de 120 toneladas de resíduos sólidos já foram retiradas das margens da Lagoa do Camorim, importante corredor ecológico localizado, entre as lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá, nos primeiros 4 meses de operação plena da Iguá. As ações de responsabilidade social desenvolvidas pela concessionária impactaram 6.000 pessoas no mesmo período.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mutirão de Limpeza da Lagoa de Jacarepaguá retira mais de 420 kg de lixo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui