Inaugurada em fevereiro de 2020, a Sangha Urbana – hostel, yoga & meditação, comandada por Marcus Mannarino e voltada às aulas de yoga e de meditação, está lançando suas atividades no Centro do Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Candelária 106, em um lindo prédio de 1927, patrimônio histórico da cidade.
“A Sangha Urbana fica a 4 minutos da estação VLT-São Bento. Entre a Igreja Candelária e o Mosteiro de São Bento. Um espaço maravilhoso e perto de tudo. As práticas de yoga e de meditação são presentes que a pessoa dá a si mesma. Elas ajudam a sustentar a saúde fisiológica e psíquica”, explica Marcus.
No Sangha Urbana, muitas empresas já estão sendo atendidas, com desconto para os colaboradores. Já estão conveniadas: Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), Associação dos Servidores do Banco Central (ASBAC-RJ), Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ASTCE-RJ), Estácio, Market Club “Tem +Vantagens”, Tribunal Regional Federal – 2ª Região, Associação Abrigo do Marinheiro e Associação dos Servidores da Polícia Federal do Rio (ANSEF-RJ).
“Sobre os planos e valores para meditação, temos uma sala exclusiva para meditação com capacidade para até 6 pessoas. A ideia é estimular e facilitar ao máximo a prática regular de meditação. O valor do plano para meditação 3 vezes por semana, por exemplo, é de R$ 50,00, ou R$ 45,00 para conveniados. A pessoa chega lá nos dias e nos horários agendados e tem um máximo de 30 minutos para fazer sua meditação. Para quem ainda não medita, temos curso de introdução”, disse Marcus Mannarino
Em uma parceria especialíssima, a Sangha Urbana recebe uma professora do Instituto Hermógenes: Flávia Mello Seabra. O professor Hermógenes é uma das maiores referências do Yoga no Brasil. Ele faleceu em 2015.
“O neto dele, Thiago Leão, dá continuidade ao trabalho do avô. Mas fecharam o saudoso e famoso espaço no Centro do Rio durante a pandemia. Firmamos, então, a parceria para que os alunos do método Hermógenes possam dar continuidade à sua prática, e outros alunos também, na Sangha Urbana. Esta parceria é uma grande honra para a Sangha Urbana. E totalmente inesperada. Thiago Leão foi cuidadoso com seus alunos e com o Centro do Rio. E foi parceiro com a Sangha Urbana. O trabalho do prof. Hermógenes é marcante para o desenvolvimento do Yoga no Brasil. Receber na Sangha Urbana ex-alunos do Instituto e viabilizar a continuidade do trabalho no Centro do Rio é uma bênção que a pandemia nos trouxe”, detalha Marcus.
Marcus é instrutor de meditação. Profissional de Comunicação formado em 30 anos de ambiente corporativo, +20 deles na organização social RNP (1998 a 2019), rede acadêmica brasileira e berço da internet no Brasil. Meditante há +25 anos, praticante de yoga há 20 anos, com dois cursos de formação (Saraswati Yoga Studio/2012 e Simplesmente Yoga/2013) e estudante de Vedanta há 6 anos no Vidya Mandir.
A Sangha Urbana também organiza retiros urbanos que unem yoga e meio ambiente, promove cursos presenciais e a distância sobre Vedanta, além da Agenda 2030 da ONU. O espaço no Centro do Rio favorece o encontro e intercâmbio entre turistas e cariocas que buscam equilíbrio e paz de espírito para viver a vida com discernimento, determinação, saúde e leveza.