Com apoio do setor cultural, Leonardo Giordano lança pré-candidatura a deputado estadual

Vereador e ex-secretário das Culturas de Niterói disputará uma vaga na ALERJ, onde pretende defender uma Lei Aldir Blanc estadual e um programa para ocupação, por grupos culturais, de imóveis públicos ociosos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Mariana Lima

Com sua trajetória política marcada pela luta por direitos da população e intensa atuação na cultura, o vereador e ex-secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, lança nesta terça-feira (19) sua pré-candidatura a deputado estadual. Com o lema “Cultura é direito”, ele recebeu apoio de diversos coletivos sociais, culturais e organizações de bases comunitárias, que participaram, inclusive, da construção coletiva de suas propostas. Entre os apoiadores está a deputada federal Jandira Feghali, relatora da Lei Aldir Blanc 1 (LAB) e co-autora da LAB 2.

Em sua gestão na Secretaria das Culturas de Niterói, Giordano – que também é presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Vereadores – alcançou grandes marcos para a cidade. Entre eles estão a execução de mais de R$ 70 milhões em editais, chamadas públicas e projetos estratégicos para recuperação da economia da cultura durante o período desafiador da pandemia, obtendo reconhecimento internacional e Certificado Nacional de Responsabilidade Cultural; a elaboração da Carta de Direitos Culturais – NIterói é a única cidade do país a ter esse instrumento, considerado de vanguarda em políticas públicas; entre outras ações que permitiram a retomada econômica do setor cultural, gerando emprego e renda, e amparando trabalhadores e trabalhadoras da cultura.

Entre as propostas de Giordano para um futuro mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está a elaboração de uma Lei Aldir Blanc estadual, que garanta recursos de forma permanente para o setor cultural do Rio de Janeiro; a implantação de arenas culturais na Baixada Fluminense; e a criação do programa estadual “Minha Sede, Minha Vida”, para promover a ocupação, por grupos e coletivos culturais, de imóveis públicos que se encontram fechados. .

O evento de pré-lançamento está marcado para amanhã, às 18h, no Circo Voador, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com apoio do setor cultural, Leonardo Giordano lança pré-candidatura a deputado estadual

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui