Estão abertas as inscrições para a terceira turma do programa “Famílias que Somam”. O projeto é uma parceria da UERJ, com o DEGASE, vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e tem como objetivo favorecer a formação cidadã de familiares dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, internação provisória e semiliberdade.
As famílias contempladas terão aulas de Cidadania, Políticas públicas e redes de apoio, Saúde, Socioeducação, Educação, Trabalho e Família e sociedade, além de ganharem uma bolsa de capacitação no valor de R$500 por mês, até o término das aulas. Ao todo serão ofertadas 750 vagas.
Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, o projeto já é um sucesso.
- “Desde o início, em abril deste ano, até o momento, 631 famílias foram agraciadas com esta iniciativa. Este é o resultado de um trabalho árduo, mas muito prazeroso para nós. Nosso objetivo é agregar sempre positivamente, com muita dedicação e cuidado, na vida dessas pessoas“, declarou Poubel.
Todo o acolhimento familiar realizado contribui para uma reflexão e a construção de um novo estilo de vida para os jovens, como reforça o Secretário de Educação, Alexandre Valle.
- “É muito importante a valorização dessas ações, para que novos olhares sejam treinados, buscando uma melhor qualidade de vida. Isso só demonstra a capacidade que todos têm de ir além, caso tenham a oportunidade“, explica.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 18 de agosto por este link. Podem se candidatar até dois familiares, a partir de 18 anos, que sejam referência e mantenham vínculo com o jovem.
Enquanto isso… falta viaturas, às que sobraram, estão um lixo! Ao ponto de funcionários terem que tirar do próprio bolso para elas andarem… e alguém que só prejudica a sociedade, segue sem punição e agora, ganha um dinheirinho… Brasil mesmo…