Uma baleia jubarte acompanhou um barco de pescadores, nesta terça-feira (19), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os profissionais, que gravaram um vídeo, ficaram assustados com a presença do animal próximo à traineira e se deslocando com a mesma velocidade da embarcação.
“Só Deus mesmo. Aí oh, tá vendo? Acompanhando a gente. Tivemos que largar o aparelho de novo. Fez a gente andar quase dez milhas. Tá complicado trabalhar. Quase botou nós no fundo, entendeu? Complicado mesmo. Só Jesus. Aqui ela aqui, oh. Quase botou a gente no fundo. Tá doido”, disse um dos pescadores durante o vídeo.
Apesar do pânico do pescador, o animal apenas estava acompanhando a traineira. A ignorância sobre o comportamento desta espécie de baleia pode levar à interpretações inadequadas, segundo Enrico Marcovaldi, fundador do Projeto Baleia Jubarte.
“Ali a baleia jubarte nitidamente estava acompanhando a embarcação. É tudo que a gente quer, quando os pesquisadores e turistas saem para ver baleia. (Os pesquisadores) falam que estão atacando, que têm que acelerar o barco se não ela aproxima e ataca”, disse Enrico ao jornal O Globo. Ele disse ainda que todo ano, pescadores afirmam estão sendo atacados por uma baleia jubarte.
Ainda segundo o fundador do Projeto Baleia Jubarte: “O barco é uma traineira que tem velocidade de no máximo 7 ou 8 nós, equivalente a 13 quilômetros. A jubarte pode chegar até 15 nós ou 25 quilômetros. Uma baleia tem uma velocidade muito maior que um barco como esse. Se quisesse atacar ou agredir, já teria feito com a maior tranquilidade. Provavelmente são pessoas leigas, que não têm conhecimento sobre a espécie, infelizmente.”
Enrico Marcovaldi ressaltou ainda que a baleia que aparece no vídeo é um animal jovem, o que pode ser percebido em rezão da sua curiosidade e animação diante da embarcação.
“Ela é muito mais dócil e curiosa. Acontece, algumas vezes, de uma jubarte acompanhar a gente (em expedição). Aí sai, de repente aparece de novo. E o pescador lá dizendo que ela estava atacando eles. Que bacana seria uma baleia dessa seguindo a gente assim”, comentou Marcovaldi, que disse ainda, que, por ignorância, tais animais acabam sendo demonizados.
“Fico chateado porque isso faz as pessoas pensarem que as baleias são agressivas. Claro que tem que tomar cuidado e seguir as normas de avistagem. São animais que apesar de dóceis são selvagens, quando adultas chegam a 15 metros e 40 toneladas, então tem que tomar cuidado. Mas acho que se as grandes baleias fossem agressivas, o ser humano já tinha extinguido com elas. Já tinham vários e vários casos durante várias décadas de baleia virar barco e matar gente e não é isso que acontece,” explicou ao jornal Enrico Marcovaldi.
90% do ser humano é burro e altamente perigoso com sua ignorância. Esse pescador é exemplo disso.
Há dois dias atrás um jubarte colidiu com um veleiro de 41pés no través de Ilhéus, no áudio ele afirmou ” eu não atropelei a baleia, ela veio ao nosso encontro . 10 minutos depois o veleiro foi ao fundo e o 3 tripulantes foram resgatados pelos pescadores que atenderam aos pedidos de socorro. O conhecedor do assunto acima vai dizer que foi azar? ou tinha um baleia no meio do caminho , no meio do caminho tinha uma baleia ….
São apenas animais curiosos e talvez a procura de algo para se alimentar ,mas valeu o susto que deu são belas .
Precisaria de correção no quarto parágrafo entre parênteses.
Se escreveu pesquisadores quando seria pescadores.