Os viajantes fluminenses estão cada vez mais voltados aos comportamentos ecologicamente sustentáveis, como demonstrou a pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), do mês de junho. Para 70% deles, segundo o levantamento, é essencial se hospedar em hotéis que levem em consideração os impactos socioambientais e econômicos ao explorar as atividades turísticas. As informações são do Diário do Porto.
De acordo com o levamento, 67,7% dos viajantes presam pela sua qualidade de vida e, por isso, preferem se hospedar em hotéis sustentáveis. Grande parte do entrevistados costumam estar mais em contato com a natureza, dando preferência ao cosumo de itens produzidos pelos fornecedores da região onde estão hospedados.
Para Luiz Penna, diretor de meio ambiente da Associação de Roteiros de Charme, uma das primeiras instituições no Brasil a adotar um Código de Ética e Conduta Ambiental, os resultados da pesquisa do IFec RJ são extremamente positivos, uma vez que revelam uma maior preocupação, por parte dos viajantes fluminenses, no que diz respeito às urgências ambientais.
“A pandemia que nos afligiu neste início de década eleva em muitos graus o sentido de urgência por ações capazes de frear efetivamente o agravamento das crises da biodiversidade, climática e agora sanitária, todas interconectadas. A pandemia aumentou a consciência ambiental de consumidores e turistas”, disse Luiz Penna.
Outro dado revelante está relacionado às preferências dos fluminenses quanto aos destinos de viagem escolhidos: 47,6% deles preferem viajar com mais frequência para fora do Estado; sendo que, 40,4% optam pelo turismo interno. Apenas 12% deles preferem viajar para o exterior.
O presidente da Associação de Hotéis do Estado (ABIH-RJ), Paulo Michel, reforçou que a preferência dos fluminenses pelo turismo dentro do Estado do Rio é uma tendência crescente que foi reforçada pela pandemia.
“Apesar das adversidades, a pandemia ensinou os fluminenses a valorizarem os atrativos do Rio de Janeiro, descobrirem destinos vizinhos, priorizarem viagens rodoviárias e em família. Isso foi determinante para os hotéis do interior do Rio, que foram os primeiros a se recuperar do cenário pandêmico”, afirmou o presidente do ABIH-RJ.
Segundo um levantamento da ABIH-RJ, no mês de julho, os destinos de inverno registram ocupação igual ou superior a 80% nesta temporada. As cidades mais visitadas foram Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Miguel Pereira e Penedo.