A prefeitura do Rio de Janeiro está implantando a ferramenta “Sistema Mapa do Centro Cirúrgico” para realizar a gestão das salas de cirurgia de hospitais públicos de todo a capital fluminenses, incluindo as unidades estaduais, federais e conveniadas. O Sistema, que funcionará em tempo real, foi elaborado para maximizar a capacidade de procedimentos cirúrgicos no município e permitir a abertura de novas vagas, caso seja necessário.
Pelo “Sistema Mapa do Centro Cirúrgico”, que é de uso obrigatório para toda a rede SUS do Rio, cada unidade deverá registrar os procedimentos de emergência, agendados ou eletivos. Com isso, os gestores terão um melhor controle da capacidade instalada da rede, verificando se o número de cirurgias realizadas diariamente em cada unidade hospitalar é compatível com a capacidade dos seus centros cirúrgicos e recursos.
A plataforma também poderá ser útil em caso de realização de uma auditoria, que ocorrerá em razão de discrepância no cruzamento mensal dos dados informados na plataforma e nos informados ao Ministério da Saúde. O “Sistema Mapa do Centro Cirúrgico” também poderá servir como ferramenta para a prestação de contas das unidades hospitalares ao SUS.
Segundo a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o ano de 2022 registrou um aumento de 53% de procedimentos cirúrgicos em comparação a 2021, quando os procedimentos eletivos foram suspensos em razão da pandemia. Nos quatro primeiros meses do ano, foram realizadas quase 80 mil cirurgias na rede SUS da cidade.