Na noite de quarta-feira, (10/08), Policiais Civis da delegacia de São Cristóvão interceptaram um caminhão na Rua São Luiz Gonzaga que transportava grande quantidade de cobre de origem ilícita. Após a abordagem, a equipe da 17ª DP constatou que se tratava de meia tonelada de cobre que tinha como destino uma empresa de reciclagem em Duque de Caxias.
Após investigações do trabalho de inteligência, os policiais acompanharam a saída do caminhão da Comunidade da Mangueira e realizaram a abordagem quando o veículo se deslocava pela Rua São Luiz Gonzaga com destino a Baixada Fluminense.
Além disso, os policiais encontraram o responsável pela venda ilegal do cobre, identificado como Josedark Manoel Ribeiro, conhecido como Dark. Ele é conhecido das autoridades do Estado, tendo sido preso por furto de energia de seu ferro velho e participações em outras investigações.
Dark seria o responsável por administrar três pontos clandestinos de reciclagem, localizados nas Comunidades da Mangueira, Barreira do Vasco e Jacaré, todas dominadas pela facção criminosa Comando Vermelho.
Agora, a polícia investiga quem seria responsável pela compra do material e se esse caso tem ligação com a troca de materiais reciclados por drogas, feito pelo Comando Vermelho. Segundo a investigação, os traficantes recebem itens variados e trocam, principalmente, por pedras de crack.