Na noite de sexta-feira, (02/09), a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizaram uma operação no entorno do Rock in Rio e registraram a aplicação de 90 multas após flagrantes de infrações de trânsito e 24 veículos rebocados.
Equipes da Subsecretaria de Operações (SUBOP) e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) removeram 382 ambulantes que não possuíam autorização para atuação no entorno do Rock in Rio. Ao todo, 2.396 itens irregulares foram apreendidos, como bebidas, algumas em garrafas de vidro que possuem venda proibida no comércio ambulante, carrinhos, caixas de isopor, cigarros eletrônicos e botijões de gás. Já a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) registrou 110 autuações e uma remoção de van irregular.
As equipes da GM-Rio também registraram um auxílio e uma prisão de um ambulante por desacato no terminal do BRT Centro Olímpico. Ele se recusou a atender à solicitação dos agentes para sair do local e os desacatou.
Efetivo
A Secretaria de Ordem Pública atua no Rock in Rio com 962 agentes por dia no monitoramento e controle do trânsito, com reboques, fiscalização, ordenamento de ambulantes, patrulhamento nas vias de acesso e estações do BRT, além de vistorias prévias e ações em caso de necessidade emergencial. Somente da Guarda Municipal (GM-Rio) vai utilizar 621 agentes por dia nos serviços de interdição e fiscalização de trânsito, além de patrulhamento e ordenamento urbano. Outros 158 agentes diários do BRT Seguro irão patrulhar as estações.