A primeira unidade da Casa da Mulher, que está sendo construída em Japeri, na Baixada Fluminense, recebeu a visita da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Cristiane Britto, durante esta sexta-feira (16). Orçado em R$ 830 mil, o empreendimento é considerado pelo Governo Federal, como sendo estratégico para o combate à violência contra as mulheres na região. De acordo com a Patrulha Maria da Penha, aproximadamente 15 pedidos de medidas protetivas são realizados mensalmente no município.
A ministra parabenizou a prefeita, Fernanda Ontiveros (PDT), pela criação do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), uma das primeiras obras em favorecimento às mulheres de Japeri. A ministra destacou a celeridade com que a prefeita eleita se empenhou na luta contra a violência local, com apenas dois meses de gestão.
“Eu costumo dizer que quando se tem uma mulher à frente de seu município, a política pública chega mais célere às famílias”, afirmou Cristiane Britto.
A Casa da Mulher vai concentrar as atuações do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, da Segurança Pública, além da parte psicossocial. A expectativa é de que a unidade seja inaugurada ainda em 2022. A ministra reforçou que gostaria de retornar a Japeri no período da campanha “21 Dias da Não Violência Contra as Mulheres”.
A Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Muñoz, que também acompanhou a visita da ministra, prometeu implementar outros programas sociais que atendam a idosos, crianças e jovens.
As informações são da rádio Tupi.