Os “santinhos”, das propagandas eleitorais, jogados e espalhados nas ruas do Rio de Janeiro são uma “tradição” das eleições. E em 2022 não foi diferente. Segundo a Prefeitura do Rio, equipes da Comlurb removeram mais de 128,2 toneladas de resíduos das ruas durante o primeiro turno da Eleição 2022 na cidade do Rio.
Nas redes sociais houve inúmeras reclamações sobre a falta de consciência de alguns panfleteiros e até candidatos.
A companhia atuou com um total de 2.225 garis e 312 agentes de limpeza urbana, que trabalharam antes, durante e após o pleito no entorno de todas as seções eleitorais das 46 zonas eleitorais do município.
O planejamento operacional contou com dois grupos: um com 666 garis a partir das 6h, e o segundo, de 1.559 garis, que começou o serviço a partir das 17h.
A Comlurb atuou com 43 caminhões compactadores, oito varredeiras de grande porte, quatro varredeiras compactas e 112 sopradores, que auxiliaram no serviço de varrição mecanizada e remoção de todo material de propaganda eleitoral. A lavagem hidráulica dos logradouros contou com 13 pipas d´água e nove motobombas com água de reúso. Durante todo o domingo, a manutenção de rotina no município seguiu sendo realizada normalmente.