Nesta sexta-feira (14/10), os postos do CadÚnico no Rio de Janeiro amanheceram com longas filas. O Ministério da Cidadania já havia anunciado a prorrogação do prazo para atualização do cadastro, mas muitos cariocas que já estavam na fila não quiseram perder o lugar.
Inscritos em programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, que não tinham ratificado suas informações desde 2016 ou 2017 teriam até esta sexta para ficar em dia. Como postos por todo o país registravam enorme procura, o governo federal decidiu dar mais 30 dias de prazo.
A Prefeitura do Rio também tinha determinado que os Cras ampliassem nesta sexta o horário de atendimento — das 7h às 19h, em vez das 8h às 17h —, mas sem aumentar a capacidade de 90 pessoas por unidade.
A atualização é para todas as pessoas que estão sem nenhuma alteração no cadastro há dois anos. O prazo prorrogado é para as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 e 2017. Quem não atualizar o cadastro pode ter o benefício bloqueado temporariamente até que faça a atualização e volte a recebê-lo.