Termina nesta segunda-feira, (17/10) o prazo de inscrições para o vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para o ano letivo de 2023. As inscrições devem ser feitas online pelo site oficial do vestibular. A prova está marcada para o dia 4 de dezembro e vai ser realizada em formato único, com 60 questões objetivas e uma prova de redação.
Para a prova de língua portuguesa e literatura é indicado a leitura do romance “Niketche”, de Paulina Chiziane e para a prova de redação, deve ser lido o romance “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro.
Cursos
Em 2023, a Uerj oferece 6.256 vagas, em 75 cursos de graduação, nos campi de Nova Friburgo e Petrópolis (Região Serrana), Resende (Sul Fluminense), Maracanã (Rio), Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e São Gonçalo (Região Metropolitana).
Não foram incluídos nesse vestibular, por razões administrativas, os cursos de medicina, geografia e ciências ambientais no campus Cabo Frio (Região dos Lagos). Mas, o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj afirma estar preparando um processo seletivo isolado, para entrada no segundo semestre do ano.
Também há novidades! O campus em Campo Grande, na Zona Oeste, traz cursos inéditos à universidade para 2023, como as graduações em farmácia, tecnologia naval, engenharia de materiais e engenharia metalúrgica.
Cotas
De acordo com a lei de cotas, 45% das vagas são destinadas aos candidatos comprovadamente carentes, distribuídos pelos seguintes grupos:
- 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas
- 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino
- 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço
Para concorrer às vagas reservadas, é preciso ter renda per capita (por pessoa da família) mensal de, no máximo, R$ 1.818,00.
Serviço:
Site: https://www.vestibular.uerj.br/
Informações são do site G1.