A última conversa registrada entre os pilotos do voo 447 Rio-Paris e a torre de comando, momentos antes do avião cair no Oceano Atlântico, em junho de 2009, foi revelado nesta segunda-feira (17/10), no tribunal que julga o envolvimento da fabricante Airbus e da companhia aérea Air France no desastre que resultou na morte de 216 passageiros e 12 tripulantes.
No áudio, o piloto assume ter perdido o controle da aeronave. “Não tenho mais o controle do avião”, disse ele, poucos minutos antes do acidente.
De acordo com o jornal Extra, com informações do canal BFM TV, o gravador que fez o registro foi recuperado em maio de 2011. Nele, foi possível entender que aconteceu algo fora do controle da cabine de comando.
“Que diabos está acontecendo? Não entendo o que está acontecendo”, disse o co-piloto. Em terra, um capitão notou o sinal de alerta e pediu retorno. “Ei, o que diabos você está fazendo?”, questionou.
Piloto e o co-piloto não souberam o que responder. Àquele momento, eles não sabiam que os dados recebidos estavam errados. “Não tenho mais o controle do avião”, assumiu o piloto. Pouco depois, a aeronave despencou e caiu nas águas do Oceano Atlântico.
A divulgação do áudio foi solicitada pela defesa dos familiares de algumas das vítimas, organizados na associação Entraide et Solidarité AF447.
Somente a correção, o vôo AF 447 não caiu no meio do Atlântico Norte e sim na faixa Equatorial próximo as ilhas São Pedro e São Paulo o mais longínquo território Brasileiro distando aproximadamente 1000 km do RN.