Procon-RJ e Decon fecham fábrica irregular de suplementos alimentares, na Zona Oeste

"Nesta operação, em especial, estamos protegendo a saúde dos consumidores que utilizam desses suplementos visando um melhor condicionamento físico", disse o presidente do Procon-RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Procon-RJ e Decon interditam fábrica de suplementos alimentares, em Guaratiba, na Zona Oeste / Foto: Agência Senado

O Procon-RJ, em ação fiscalizatória juntamente com a Delegacia do Consumidor (Decon), interditou uma fábrica de suplementos alimentares, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (25). Os agentes chegaram ao local, através de uma denúncia, a qual informava que a fábrica fazia uso de selos de qualidade internacional, como FDA, sem autorização. A produção criminosa remarcava produtos com a validade vencida e utilizava amido de milho na composição dos suplementos. No local, os policiais do Decon encontram o responsável pela empresa que foi conduzido à delegacia.

Na operação, foram encontrados sacos de 25 quilos de amido de milho marcados com etiqueta original do fabricante e rótulos sobrepostos da empresa fiscalizada, os quais identificavam os produtos como o suplemento alimentar creatina. No local também foram encontrados três mil quilos de suplementos sem registro de origem ou validade, além de suplementos com data de validade vencida. Os produtos seriam embalados com rótulos como se fossem mercadorias importadas.

O Procon-RJ informou que interdição da fábrica ocorreu de forma cautelar, para assegurar a segurança do consumidor fluminense. A empresa terá 15 dias para apresentar a sua defesa, diante da instauração de um processo administrativo por parte do poder público.

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, enfatizou que, por ser tratar de um crime contra a saúde pública, tal ação se mostra de grande importância. Cássio Coelho pediu à população que fique atenta na hora de comprar tais produtos, sempre tentando fazer verificações, como: “lacres, validades, aspecto do produto e reputação da empresa.”

Advertisement

“Nesta operação, em especial, estamos protegendo a saúde dos consumidores que utilizam desses suplementos visando um melhor condicionamento físico, mas que podem ter efeitos adversos devido às irregularidades encontradas. É muito importante que o consumidor pesquise sobre os produtos que serão consumidos, atente-se aos lacres, validades, aspecto do produto e reputação da empresa e, caso desconfie de algo, denuncie ao Procon Estadual”, solicitou o presidente do Procon-RJ.

Já, a  delegada Carina Bastos, titular da Decon, ressaltou a importância da ação integrada entre a Secretaria de Polícia Civil e o Procon-RJ, para combater esse tipo de crime:

“A gente pede para a população continuar fazendo as denúncias tanto no Procon quanto na delegacia do consumidor ou através do Disque Denúncia para que a gente consiga fazer novas operações e coibir crimes, além de proteger a saúde dos consumidores”, completou a delegada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ e Decon fecham fábrica irregular de suplementos alimentares, na Zona Oeste
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui