Já aconteceu de você ver uma notícia no Facebook e pensar que é piada, clicar no link para ver se é um daqueles sites de notícias falsas como Piauí Herald e se decepcionar que é verdade. Pois é o que aconteceu comigo quando vi a notícia que o prefeito Eduardo Paes (PMDB), publicou um decreto que determina que os alunos das escolas da rede municipal cantem o hino oficial da cidade, “Cidade Maravilhosa”, uma vez por semana. A cerimônia deverá ser acompanhada do hasteamento da bandeira da capital fluminense.
A medida faz parte do Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, o “Pró-Carioca“, criado em face dos preparativos da gestão municipal para a comemoração dos 450 anos do Rio –no dia 1º de março do ano que vem. A medida não estabelece um prazo para que as escolas se adaptem e passem a respeitar a nova regra.
Acho ótimo a parte de hastear a bandeira do Rio mas cantar o hino? Por mais lindo que seja e tudo, há a necessidade? Lembra demais o Governo Militar, talvez pudesse ter aulas de não jogar o lixo na rua, respeitar o próximo e tantas outras que sentimos falta no Rio de Janeiro.