A segunda edição do projeto MAR nas Escolas, uma ação da Escola do Olhar, vai promover nesta sexta-feira (11/11) o lançamento da instalação de peças sonoras produzidas por educadores de escolas públicas. Durante o projeto de residência artístico-pedagógica, seis professores bolsistas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro desenvolveram cinco paisagens sonoras a partir das narrativas coletadas em suas escolas e cotidianos, abordando os desafios que atravessam o fazer docente e apresentando sons dos espaços, dos alunos realizando atividades e do diálogo entre professores.
O objetivo da edição deste ano é desenvolver a construção de relações e trocas pedagógicas entre a Escola do Olhar e os professores em suas comunidades escolares, valorizando os saberes das salas de aula e inspirando as experimentações artísticas como metodologia de ensino e aprendizagem. O MAR nas Escolas 2022 contou ainda com a participação do artista Jarbas Lopes, que atuou como estimulador de experimentações artísticas no campo da educação e também esteve no Museu de Arte do Rio este ano com sua exposição individual “Gira”.
Para a Gerente de Educação e Escola do Olhar, Patrícia Dias, uma das prioridades do projeto MAR nas Escolas 2022 é aproximar o museu da escola a partir da conexão direta e do diálogo com os educadores. “Com a edição MAR nas Escolas 2022, nós conseguimos ter uma escuta ativa e aproximar o museu da escola, e a escola do museu, entendendo assim todas as relações de desafio e como podemos nos conectar mais com o cotidiano das escolas da rede pública. Ao mesmo tempo, o MAR nas Escolas traz esse lugar de pesquisa e de pensar como podemos construir a nossa metodologia de trabalho e a nossa relação com o território da Pequena África. O nosso objetivo maior nesse projeto é valorizar a experimentação do cotidiano de fazer educação”, disse.
Para o Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, o projeto MAR nas Escolas reforça a busca pela integração entre a arte e a educação: “o nosso diferencial no MAR é que somos um museu que tem uma escola, e uma escola que tem o museu. Nesse sentido, a Escola do Olhar é um dos pilares da nossa atuação, sendo essencial trazer projetos como o MAR nas Escolas que nos aproxima dos professores da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Projetos como esse reforçam a nossa vocação de promover o elo entre a arte, a cultura e a educação”.
Para celebrar o lançamento da instalação, a Escola do Olhar vai realizar uma programação especial. No dia, será lançado o teaser do vídeo institucional do MAR nas Escolas 2022. No mesmo dia, acontece também uma roda de conversa com o tema “Inquietações: construindo caminhos entre a arte e a educação”, com a presença do professor da UERJ, Luiz Rufino; dos seis professores-residentes (Amanda Vendramin, Ayana Dias, Bê Sancho, Geiza Carvalho, Lua Vicentini e Maria de Fátima) e membros da comunidade escolar.
Sobre a Escola do Olhar
A Escola do Olhar é um polo de pensamento e de formação permanentes, voltado especialmente para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. Suas ações buscam aprofundar a dimensão pública do museu, bem como colocar em debate as questões emergentes nos campos da arte e da cultura na contemporaneidade.
- Serviço:
Abertura e roda de conversa “Inquietações: construindo caminhos entre a arte e a educação”
Data: Sexta-feira, 11 de novembro, das 14h às 16h
Local: Pilotis - Ativação da instalação MAR nas Escolas
Data: Sexta-feira, 11 de novembro, das 16h às 18h - Local: Pilotis
- Museu de Arte do Rio – MAR
- Praça Mauá, 5 – Centro