O Poder Executivo pode ser autorizado a implementar, em caráter excepcional, cursos pré-vestibulares para estudantes que tenham concluído o ensino médio no ano letivo de 2020. O objetivo é melhorar a formação dos alunos que concluíram os estudos durante a pandemia de coronavírus.
A medida que autoriza o Projeto de Lei 3.212/20, é de autoria do deputado Waldeck Carneiro (PSB). A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votará nesta terça-feira (08/11), em primeira discussão. Caso receba emendas parlamentares, o texto poderá ser alterado.
Caso seja aprovada, o projeto valerá para alunos que finalizaram o ensino médio em escolas estaduais vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) ou a universidades estaduais. Para a composição do corpo docente e coordenação pedagógica dos cursos, o Poder Executivo deverá dar prioridade a professores e pedagogos vinculados à rede estadual, que farão jus a gratificação extraordinária para a realização do trabalho docente nos referidos cursos.
A critério do Executivo, a medida poderá ser instituída em caráter permanente.
“O objetivo é uma forma de atenuar os graves prejuízos causados pela pandemia à formação desses adolescentes e jovens”, explicou Waldeck.
Mas já existe pré vestibular estadual feito pelo consórcio cederj. Esse então seria um especial, talvez melhor?
O pré vestibular não é só necessidade de estudante que passaram pela pandemia. Todxs que passaram pela rede pública precisam do recurso. Além dos que ficaram afastados dos estudos e pretendem retomá-los.
parabens pela iniciativa. que seja aprovada.