A copa está a pleno vapor. As promessas de grandes protestos não se realizaram. No lugar delas está todo mundo atrás da telinha, nos estádios e na frente de telões públicos fazendo festa (alguns dizem que menos que durante as outras copas). O grande caos prometido por falta de aeroportos e infraestrutura parece também não ter se realizado. Sim, há problemas, mas o ritmo de festa parece ser mais importante e fazer as pessoas relevarem os “pormenores”.
A Copa vai se encaminhando para o fim. Mas o país segue, os desafios administrativos seguem, os problemas de infraestrutura seguem. E no caso do Rio de Janeiro ainda temos os jogos olímpicos pela frente.
Portanto, é importante que usemos o atual evento como oportunidade de aprendizado. Contribuindo para isso a Fundação Konrad Adenauer convidou algumas pessoas para falar sobre o legado da Copa. O resultado é a Revista “Legados da Copa”, que pode ser baixada nesse link. Dois colunistas do Diário do rio participaram. Bruno Kazuhiro fala sobre o fracasso administrativo evidente pelas obras incompletas. E eu, Jan Krüger, falo sobre a possibilidade da sociedade mudar a sua forma de participação politica se houver um processo de aprendizado depois de tudo que aconteceu.
A revista já está sendo distribuída pela cidade em Português, Inglês e Alemão. E haverá um evento da Fundação Konrad Adenauer dia 10/07 para debate sobre o assunto, quem estiver interessado pode obter mais informação nesse link.