Na madrugada de sábado, (26/11), um mal entendido ocorreu em Búzios, na Região dos Lagos. A estátua de bronze do ex-presidente Juscelino Kubitschek foi retirada da orla da praia, para uma restauração, porém houve uma falha da comunicação entre a restauradora e a Prefeitura de Búzios, o que ocasionou em uma ocorrência de furto.
Segundo a Polícia Militar, a estátua seria restaurada por Ísis Penido, esposa de Paulo Penido, que doou a estátua à cidade da Região dos Lagos. A advogada teria solicitado a retirada do objeto. No entanto, a Prefeitura de Búzios registrou o caso na delegacia como furto, ao alegar que o objeto teria sido retirado durante a madrugada sem autorização municipal.
Após a conclusão do mal entendido, a Prefeitura de Búzios espera recolocar a estátua de 100 quilos de JK até o fim do ano na Orla Bardot. Nesta segunda-feira, (28/11), o objeto vai ser levado para o Espaço Cultural Zanine, onde permanecerá até o término da restauração da peça. O artista plástico que esculpiu a estátua deve analisar nesta semana a condição da homenagem ao ex-presidente
A escultura de Juscelino Kubitschek foi instalada em Búzios em 2006 como forma de homenagear o ex-presidente do Brasil que, segundo relatos históricos, frequentava a casa “Solar do Peixe Vivo”, na orla da Praia da Armação, mesmo local onde fica o monumento feito para a atriz Brigitte Bardot. Em 2016, a placa de bronze que identifica a estátua foi furtada e desde então não foi recolocada.