Aos seis anos de operação, o VLT Carioca atingiu nesta semana, a marca de 100 milhões de passageiros. Inaugurado em junho de 2016, o Veículo Leve sobre Trilhos facilitou o deslocamento na região central do Rio de Janeiro e contribuiu para a revitalização da Zona Portuária.
“Ficamos satisfeitos em atingir essa significativa marca de 100 milhões de passageiros. O VLT atualmente tem uma média de 80 mil passageiros em dias úteis. Percebemos que esse aumento tem sido gradativo e a expectativa é crescer cada vez mais, já que para 2023 está prevista a extensão da operação até o Terminal Intermodal Gentileza”, comenta o diretor executivo do VLT Carioca, Paulo Ferreira.
Em pesquisa do Instituto Datafolha realizada este ano, 88% dos usuários do VLT Carioca avaliaram o sistema de forma positiva (bom ou muito bom). O deslocamento para o trabalho foi apontado como a principal razão de uso do sistema por 77% dos passageiros e aos finais de semana mais da metade realizam viagens para turismo ou lazer, cerca de 52%.
O VLT Carioca atende usuários dos diversos sistemas de transporte públicos que chegam ao Centro do Rio e se conecta a terminais de ônibus, metrô, trens e barcas, além do Porto do Rio, Aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária do Rio. O sistema conta com 3 linhas, totalizando 26 paradas e 3 estações em operação. Sem catracas, o VLT estabelece uma relação de confiança com o usuário ao incentivar o pagamento de forma espontânea no interior dos veículos.