O paraciclismo ganhou amplo espaço e visibilidade nas práticas esportivas nos últimos anos. o carioca João Handbike, atleta mais novo da modalidade, se tornou um dos praticantes campões.
“É um esporte que exige muita agilidade e resistência dos participantes. Pelo fato de ser praticado por pessoas portadoras de deficiência, os equipamentos utilizados como a bicicleta e os triciclos são adaptados. As competições ocorrem de dois em dois meses e a temporada é repleta de provas incríveis”, explica João Victor.
Realizada em estradas e em pistas com formato oval, os competidores iniciam as corridas juntos e percorrem o total de 20 km a 80 Km, sendo vencedor aquele que cruza a linha primeiro.
“A contra relógio é a mais desafiadora, onde é você contra você mesmo. Em alguns casos contra sua própria mente. Porque o tempo é o fator principal. Tudo só depende de você mesmo”, completa João Victor.
João Victor, é o atleta mais novo da modalidade, tendo dois títulos internacionais pela Wings For Life World Run e o vice campeonato carioca.
“Comecei a treinar e participar de corridas todos os finais de semana, 5km, 10Km e 11 km. Participei também de algumas maratonas. Hoje, sou federado pela Confederação Brasileira de Ciclismo MH4”.
haja preparo físico para participar dessa prova!!! benzadeus.