Uma cerimônia realizada, nesta quinta-feira (5), na área externa do estádio do Maracanã, nas proximidades do Museu do Índio, na Zona Norte da cidade, marcou a entrega de 114 viaturas semiblindadas à Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ). Os veículos fazem parte de um plano de recomposição da frota da corporação, que totalizará 513 viaturas. O Governo do Estado deu início à renovação das viaturas no segundo semestre de 2022.
A PM atuará com três modelos de viaturas: Duster, da montadora Renault, para patrulhamento nas ruas; Ranger, da Ford, destinadas às operações policiais; além de duas picapes L200, da Mitsubishi, adaptadas para uso pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, afirmou que os veículos são para o uso imediato no policiamento ostensivo, além de outros tipos de ações policiais. O secretário destacou que algumas viaturas serão empregadas na patrulha escolar, seguindo as determinações dos comandantes de cada batalhão.
De acordo com o coronel Luiz Henrique Pires, a semiblindagem das viaturas permitirá que os policiais atuem em suas missões com mais segurança, especialmente em áreas com maior incidência criminal.
“Nossos estudos apontam que, na maioria [dos casos], quando os policiais são atingidos em serviço, o disparo é feito na parte da frente do carro, no vidro dianteiro. A blindagem é destinada à proteção ao policial militar,” explicou o secretário, ressaltando que os batalhões mais deficitários em viaturas terão prioridade nas próximas entregas. Os veículos disponibilizados, nesta quinta-feira, serão distribuídos por todas as regiões do Estado do Rio.
A última renovação da frota policial aconteceu em 2018, durante a atuação do Gabinete de Intervenção Federal.
“Tem quatro anos que a gente não consegue renovar a frota. Na verdade, foram viaturas adquiridas pela Intervenção em 2018. Só que nossas viaturas rodam 24 horas por dia, nos sete dias da semana. É uma frota que requer atenção, tem um desgaste muito grande, e aí é necessário estar sempre repondo viaturas,” destacou o militar, lembrando que uma nova licitação para a compra de mais 350 viaturas está programada para ocorrer este ano. A expectativa das autoridades policiais é de que os veículos sejam entregues ainda em 2023.
As informações são do Última Hora Online.
São necessária, sim pois daqui a um ano ou menos a metade estarão sucatiadas por danos na mecânica ou destruídas em desastres, se gasta tanto dinheiro mais não tem ou dizem desnecessárias as câmeras nos uniformes dos policiais