Uma banca de jornal abandonada, que servia como depósito de mercadorias, foi removida na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Ordem Pública com a Subprefeitura do Centro. Além dela, uma outra banca também foi retirada na área central da cidade, na esquina das avenidas Erasmo Braga e Presidente Antônio Carlos.
Frequentemente o DIÁRIO DO RIO tem denunciado a atuação ilegal de bancas de jornais por toda cidade. Esse tipo de delito tem sido alvo de constantes ações da prefeituta, sobretudo na região do centro.
O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, explica que parte do trabalho dos órgãos competentes é o acompanhamento de equipamentos que compõem o espaço público da cidade. Ele esclarece que a maior parte das bancas na região operam dentro da lei, e que a denúncia de moradores é fundamental para avançar no combate aas ilegalidades.
“A grande maioria das bancas do centro são regularizadas e funcionam corretamente, dentro dos parâmetros instituídos pela Prefeitura. O olhar atento do morador enriquece o trabalho de fiscalização que nós mesmos desempenhamos. Estimulo fortemente os moradores e comerciantes do centro a denunciar qualquer irregularidade que porventura identifiquem. Estaremos presentes para atuar e agir, caso necessário”.
As Bancas de Jornal do Rio: é preciso aceitar o fim
Ainda de acordo com Szafran, a fiscalização das bancas é um processo contínuo de ordenamento urbano, e que novas intervenções podem ser feitas.
“Nesse momento, os órgãos correspondentes da Prefeitura já verificam a situação de três bancas de jornal na região do grande Centro. Caso seja constatada a irregularidade, atuaremos pelas suas remoções”.