Após dias de longas filas e muita desinformação para cadastro do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), o Governo do RJ decidiu adiar em uma semana o aumento no valor da passagem dos trens da Supervia. A informação foi divulgada pelo Blog do Edmilson Ávila.
De acordo com o jornalista, o secretário estadual de transporte, Washington Reis, disse que a nova tarifa deve começar a ser cobrada na quarta (07/02) ou quinta-feira (08/02) da próxima semana, porém não deu detalhes sobre a mudança.
Incialmente, o novo valor da passagem iria entrar em vigor nesta quinta-feira (02/02). A mudança aconteceu por conta de uma semana com longas filas nos postos de atendimento do Riocard, o que acabou acarretando no atraso do cadastro dos usuários.
O benefício só vai ser validado para usuário do BUI. Os que não possuem o cartão ou não tem direito, será cobrada a passagem de R$ 7,40.
Como garantir o benefício
Quem tem o cartão Vale-Transporte e não tem o BUI deve procurar a empresa onde trabalha e solicitar o benefício.
Quem não tem cartão Riocard Mais: o caminho indicado é procurar uma das lojas Riocard Mais ou os postos de atendimento especial que serão montados em estações da Supervia.
Quem tem o cartão Expresso e não está cadastrado no sistema Riocard Mais e nem no BUI:
- Entre no site da Riocard Mais (dentro da seção “Para você”, e clique em “Cadastrar-se”);
- preencha o formulário com as informações exigidas (este é o seu cadastro no sistema Riocard Mais);
- associe o seu cartão Riocard Mais ao seu CPF;
- acesse www.riobilheteunico.com.br/declaracao e realize a declaração de renda para ter direito ao BUI;
- retorne ao site e entre com o seu login e senha na seção “Para você”;
- no menu usuário> consulta e alteração> clique no seu nome> alterar> habilitar bilhete único> gravar.
Galo na Central
Em meio ao calor e confusão para que os passageiros pudessem cadastrar seu BUI na tarifa social na Central do Brasil, um galo que estava ao lado da fila chamava atenção e despertava curiosidade das pessoas. O animal pertencia a um ambulante que tentava cadastrar seu cartão.
Em entrevista a TV Globo, o camelô, morador de São Cristóvão, revelou que trouxe o mascote para lhe fazer companhia porque não queria incomodar os vizinhos e não tinha com quem deixar o animal.
De acordo com a Riocard, pelo menos 55 mil pessoas já estão com a tarifa social ativada. No entanto, há a estimativa de que, no total, 200 mil pessoas ativem o benefício.