Pois então, o “bairro de passagem” que sempre foi Botafogo já tinha potencial: virou centrinho cultural e gastronômico. E agora a coisa esquentou – estão até chamando o bairrinho de BotaSoho. Não é para menos: com um tantão de casarões históricos, os ares locais têm suas belezuras.
Você pode ir até lá para ir à casa Daros, à livraria e ao café, pode ainda escolher a vontade um restaurante da Conde de Irajá, achar fácil comidas de todo canto… Fora que do ladinho tem a Cobal, com atrações diversas… Pra quem tinha algum preconceito com o bairro, fica aqui a dica de locais (pra todos os bolsos), pra te estimular a dar uma chance e botar fogo. Vamos lá:
Bares e Botecos: Salvação, Bar Caverna, Comuna
Comuna
Rua Sorocaba, 585
Lugar bacanudo e multifuncional, a comuna é um casarão para partilhar: ideias, lanchinhos e cafés, possível de usar para passeios, festas ou reuniões de trabalho. Lá funciona a Bolha Editora, que faz um trabalho de tradução alternativo ao grande mercado, buscando obras fora do eixo para lançamento nacional. A Sala de Estar, também na Comuna, conta com 29 marcas de estilistas, com criações bem especiais.
Boteco Salvação
Rua Henrique de Novaes, 55
Uma graça de casarão, do mesmo dono de Brazooca, na Lapa. Aos domingos, tem um samba para o turno da tarde com direito a feijoada (R$30).
Bar Caverna
Rua Assis Bueno, 26, Botafogo
Pra quem curte rock tem mais de uma opção em Botafogo, além do clássico Bukowsky, o Bar Caverna é mais recente e não menos charmoso. Menu com personalidade, boas bebidas com mesinhas pra ficar de pé e sentado. O bar oferece Fliperama. Mas, é pequeno: tem lotação de só 60 lugares.
Gourmet: Miam Miam, Mira e La Villa.
Miam Miam
Rua General Góes monteiro, 34 – (21) 2244 0125
A chef Roberta Cisasca é fundadora do Oui Oui, na Conde de Irajá e do Mira, na Casa Daros. Os restaurantes são todos gourmets e tem um ambiente bem agradável e decorado.
Mira
Rua General Severiano, 159 – (21) 2275 0737
http://www.restaurantemira.com.br/
La Villa
Rua Álvaro Ramos, 408
No antigo prédio onde funcionava o famoso Barbas, o Restaurante Francês gourmet recém lançado, com pratos novos a cada semana do chef autenticamente ‘françois’ é uma graça. Por R$100, você come e bebe o menu completo, com direito a taça de vinho, sobremesa e cafezinho.
Casarões das artes: Solar das Palmeiras, Casa de Rui Barbosa e Casa Daros
Solar das Palmeiras – Cluster
O Espaço do Solar das Palmeiras, casarão alugado para eventos, está aberto ao público e com programação. O Cluster, que acontece duas vezes ao mês, enche o local com expositores, artistas, e visitantes. Consulte o site para saber info:
http://www.ocluster.com.br/sobre/
Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134
O Museu e o jardim dessa casa histórica estão abertos à visitação pública das 8h às 18h. Além disso, os arquivos e bibliotecas estão disponíveis para consulta. As dependências são utilizadas para eventos de música, cinema, literatura, dança, teatro, exposições e mostras. Confira site:
http://www.casaruibarbosa.gov.br/
Casa Daros
Rua Genetal Severiano, 159
A Casa Daros tem uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana. Sua sede fica em Zurique, Suíça. Na América Latina, a casa possui cerca de 1.200 obras, de mais de 117 artistas, e segue em expansão. Seu casarão neoclássico do século XIX é preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. No site há imagens do acervo.
http://www.casadaros.net/
E Botafogo não pára por aí…
Bom, deixamos alguns pontos de referência pra você se divertir, mas a coisa não para por aí: o Museu do Índio, os estúdios Audio Rebel e Centro Cultural Baukurs são mais três locais que oferecem programação cultural de qualidade. E ainda tem muito mais. Deixe sua dica no comentário!