O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), será o primeiro da rede pública estadual a oferecer um serviço de teleconsulta para os usuários do SUS, após a promulgação da Legislação de Telessaúde (Lei nº14.510 de 27/12/22).
Na próxima segunda-feira (13/02), o Hupe Digital – Serviço de Teleconsulta do hospital – começará a atender os pacientes em especialidades multidisciplinares como Pós-Covid, Anestesiologia, Cirurgia Vascular, Urologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia. O atendimento será feito por meio do aplicativo Teleassistência Uerj, que estará disponível gratuitamente nas lojas online Google e Apple (para smartphones e iphones). O acesso também será possível pelo site do programa. Porém, a consulta à distância vai depender do critério clínico e da concordância do paciente.
O Hupe Digital contará com 24 especialistas que atenderão diretamente de uma sala equipada no Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid do Hospital, com acesso a rede e multimídia. Cada um terá diante de si duas telas, uma para contato com o paciente por meio de vídeo e outra com acesso ao prontuário. Pelo sistema poderão ser feitas consultas, avaliações de diagnóstico e prescrições.
A adoção do sistema deve reduzir as filas, acelerar o atendimento e evitar grandes deslocamentos, permitindo maior acesso aos serviços clínicos por parte de pacientes de todo o estado.
O programa será apresentado ao público no dia 13 de fevereiro, às 11h, no Boulevard 28 de setembro, 129, em Vila Isabel, Rio. A cerimônia de lançamento contará com a presença das equipes técnicas, autoridades acadêmicas e públicas, como o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho.
PARABENS A TODOS Q PARTICIPARAM D TAO GRANDIOSO PROGRAMA.
DEMORO, MAS CHEGOU.
ANTES TARDE DO Q NUNCA.
q demora hein…. há pelo menos 3 anos já existe teleconsulta… deveria estar em toda rede sus…
a teleconsulta dependia de uma “regulamentação” do CFM. sem ela, a participação médica não tinha respaldo.