O BioParque do Rio de Janeiro viveu um dia de festa, nesta terça-feira (28). Uma das suas mascotes mais conhecidas, a hipopótamo Bocão, completou 29 anos de idade. Como presente, o carismático animal, ganhou uma festa com bolo de frutos, para manter a boa forma.
O púbico presente foi agraciado com atividades especiais para comemorar o aniversário, da quase balzaquiana, Bocão. O BioParque realizou uma exposição para que as pessoas pudessem conhecer um pouco mais sobre os hipopótamos e a sua importância para o meio ambiente. De acordo com a Lista Vermelha, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, das espécies ameaçadas, esses animais são considerados vulneráveis à extinção.
O BioParque tem como um dos objetivos permitir que os animais tenham rotinas dinâmicas de vida, através de enriquecimentos ambientais, respeitando as necessidades comportamentais de cada espécie. Com a medida, a instituição tenta aproximar, ao máximo, os animais do seu habitat natural, através do incentivo à superação de desafios e à exploração de novas sensações, sentidos e ambientes.
Filha dos hipopótamos Nancy, vinda do Zoológico de Buenos Aires, e Jorginho, nascido no RioZoo, a aniversariante Bocão também nasceu na mesma instituição que o pai, em 1994. Dos seus 29 anos de vida, a hipopótamo viveu 26 deles solitária. Foi só depois da reestruturação do antigo zoológico em BioParque do Rio, em 2021, que Bocão ganhou uma companhia: o hipopótamo Tim. De acordo com veterinários da instituição, Bocão é considerada um animal jovem, uma vez que os hipopótamos podem chegar aos 50 anos.
As informações são do jornal O Globo.