Durante uma cerimônia realizada no Palácio Guanabara, nesta terça-feira (14), representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Mulher assinaram o termo de cooperação técnica para a criação do Programa Empreenda+Mulher. O programa prevê ações, como: prospecção de oportunidades, oferta de crédito e capacitação para a administração de negócios, entre outras providências para fortalecer a presença feminina no mundo dos negócios.
A primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, destacou em seu discurso de abertura, que a atual gestão preocupa-se com a condição da mulher fluminense, especialmente daquelas que são atendidas no Abrigo da Mulher, projeto estatal, que atende mulheres vítimas de violência doméstica.
“A capacitação é fundamental para que a nova fase da vida dessa mulher se inicie. Temos números suficientes de quanto o trabalho das mulheres empreendedoras aquece o mercado, a economia, não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil. Esses números aumentaram principalmente depois da pandemia e são prova de que a gente tem, sim, que se mover e criar eventos, rodas de conversa, para que, através desses encontros, surjam novos caminhos e oportunidades,” declarou a primeira-dama, cuja posição foi referendada pela secretária da Mulher, Heloisa Aguiar: ”Esta é mais uma ação do nosso governador Cláudio Castro que demonstra que ele é muito parceiro da gente nas ações. Não só no mês de março, mas ao longo de todo o ano, as mulheres são prioridade do governo.”
No Empreenda+Mulher foram realizadas uma mesa de debates, e rodadas de negócios com mulheres empreendedoras e de crédito voltado para empresas que têm mulheres como proprietárias. A programação reuniu 15 empresas âncoras compradoras, entre elas: Magazine Luiza, Correios, Porto do Açu, Abade Construtor e Grupo IMNE – e aproximadamente 100 fornecedoras.
Em sua participação, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, enfatizou que Cláudio Castro (PL) cumpriu o seu compromisso de campanha, de incentivar a participação da mulher fluminense na máquina pública, através da criação da secretaria de Estado da Mulher.